O que visitar a pé em Chapada dos Guimarães

7
1167
O que visitar a pé em Chapada dos Guimarães

O que visitar a pé em Chapada dos Guimarães?

Geralmente quando chegamos na cidade, sabemos que existem pontos mais afastados e alguns pontos mais próximos, então fazemos a seguinte pergunta: O que visitar a pé em Chapada dos Guimarães?

Em outro post eu também escrevi sobre 5 lugares incríveis para conhecer em Chapada dos Guimarães, neste aqui eu reuni mais 5 lugares próximos à cidade e que podem facilmente ser visitados com uma caminhada dentro da cidade, veja abaixo alguns:

Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados

Sem dúvida um dos locais mais interessantes de se visitar a pé no Parque Nacional de Chapadas Guimarães é a Cachoeirinha e a Cachoeira dos Namorados.

As Cachoeiras citadas acima ficam no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e podem ser visitadas sem a presença de guias turísticos.

Observação: Você pode fazer de a pé, mas precisa chegar até o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, tem ônibus que passa em frente a entrada do parque de hora em hora.

Após preencher uma ficha, é possível se dirigir até as cachoeiras supracitadas, a caminhada é de aproximadamente 1000 metros ou um pouco menos, as paisagens são bem interessantes, você tem acesso principalmente a frutas silvestres como o “cascudo”, uma fruta de casca grossa que serve alimento para animais como servos, antas e lobos-guará, além dela tem também goiaba do cerrado, abacaxi do cerrado, maracujá do cerrado, entre outras.

Enquanto estiver caminhando pelo cerrado não é permitido colher os frutos, pois os animais dependem deles para sobreviver.

Santuário de Sant’Ana

Paróquia Santa Ana do Santíssimo Sacramento, criada por Dom João VI em 11/08/1811, extinta no dia 26/10/1941 por ser sede de Prelazia. Recriada como paróquia no dia: 16/07/1959, – Decreto de nº 01 pelo Bispo Dom Vunibaldo Godehardo Taulleur.

A Paróquia foi fundada a 11 de agosto de 1811 por Dom João VI. O primeiro nome era Santa Anna do Santíssimo Sacramento. Por ocasião da criação da Prelazia de Chapada (Chapada dos Guimarães) foi extinta. Foi criada novamente e 17/07/1959.

Em 1972 o Pe. Miguel assumiu a paróquia da Chapada como vigário cooperador. Sendo Prelado D. Osório W. Stoffel.

Em 1980 o Pe. Gregório Michels assumiu a paróquia da Chapada. Em 1983 foi feita uma restauração da igreja da Chapada.

Atualmente está tombada como monumento do IPHAN.
História completa, vide: Artigo Diocese de Rondonópolis.

Feira na Praça Dom Wunibaldo

No Centro da Cidade acontece uma feira bem bacana, os produtos ofertados vão desde produtos artesanais como colares, bolsas, pulseiras, entre outras coisas até comidas e sucos, é um lugar muito bom para se visitar, é praticamente impossível você não levar algo para casa, principalmente presentes. 😉 A feira acontece aos finais de semana.

Cemitério Lago da Piedade

O Cemitério Público da Piedade também é um dos locais para a pergunta: O que visitar a pé em Chapada dos Guimarães? Trata-se do local de sepultamento oficial do município, sem distinção social ou econômica.

Sua estrutura é formada por uma parte mais antiga localizada na área frontal, e a mais recente nos fundos.

A parte mais antiga do cemitério tem uma área preservada para crianças e para os adultos. Já a parte nova não tem essa distinção.

O local atrai a atenção de quem passa pela construção de seus muros em pedra canga e coberta com telhas feitas nas coxas dos escravos. Novas pedras foram inseridas em 1970, com uma linha de pedras dispostas no alto do muro, para a proteção de invasões. A sepultura mais antiga do Cemitério da Piedade é do Século 19.

A Prefeitura de Chapada solicitou na SEC o tombamento desse muro, por ser uma parte centenária da cidade.

Trilha do Matão

Saída do Atmã Restaurante em Chapada dos Guimarães/MT, e partindo de um ponto próximo ao Horto Florestal, esta trilha passa por área de floresta e cerrado, proporcionando uma caminhada agradável e oportunidades de contemplação da natureza. A trilha acaba em uma área pertencente à Aeronáutica e o retorno deve ser feito pelo mesmo caminho.

E aí, gostou de saber O que visitar a pé em Chapada dos Guimarães? Então não perca tempo, venha você também, clique nos links abaixo e reserve agora mesmo!

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui