Chapada dos Guimarães sem Guia

Chapada dos Guimarães sem Guia de Turismo

Os atrativos descritos abaixo podem ser feitos sem a necessidade de acompanhamento de guia de turismo.

Ponta do Campestre

A Ponta do Campestre é um dos principais lugares para se visitar de bike ou de carro em Chapada dos Guimarães. A vista desse local é muito bonita. Com boa visibilidade é possível ver até a cidade de Cuiabá.

Valor da Entrada: R$ 40,00 por carro
Horário de visita: Todos os dias das 09h às 16h
Trajeto: Carro ou bike

Cachoeira do Nhonho

A Cachoeira é muito bonita, fica dentro da cidade de Chapada dos Guimarães, ela possui um pequeno lago onde é possível nadar e mergulhar. Não é um local muito conhecido e só alguns costumam levar seus clientes, o ideal mesmo é ir sozinho, basta se informar na agência NOME AGÊNCIA, que eles tem o mapa completo dos pontos turísticos da Chapada. A localização é muito fácil, está a 1,5 km do centro da cidade, no bairro Aldeia Velha. Muitos chamam de Nhonho por causa do antigo dono que tinha esse apelido.

Endereço: Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251 Chapada à Cuiabá) Bairro Aldeia Velha
Distância entre o centro da Chapada a Cachoeira, 1,5 km
Valor da Entrada: Gratuita
Carrossel Cachoeira do Nhonho

Morro dos Ventos

Inaugurado há mais de 20 anos, o Morro dos Ventos Restaurante Mirante é uma das maiores atrações que a Chapada dos Guimarães e é mais um lugar para se visitar de bike ou de carro em Chapada dos Guimarães.

Num local de clima aconchegante, arejado, com uma vista privilegiada e de uma beleza exuberante dentro do Condomínio Rural, o cliente participa de uma deliciosa aventura gastronômica quando escolhe o restaurante para realizar sua refeição.

A culinária típica da região é o forte do cardápio, que é saboreado a uma altitude de 800m acima do nível do mar, de onde se observa os paredões e precipícios da Chapada. Tudo isto somado a um atendimento de qualidade e receitas deliciosas!

Valor da Entrada: R$ 20,00 por Carro
Horário de visita: Todos os dias, das 09h às 16h
Carrousel Morro dos Ventos

Chapada dos Guimarães sem Guia de Turismo

Mirante do Centro Geodésico da América do Sul

A 8 km da cidade de Chapada dos Guimarães e a 845 metros de altitude, exibe vista panorâmica e belíssima.
Este mirante é considerado o Centro Geodésico da América do Sul, a 1.600 quilômetros do Oceano Pacífico e do Atlântico. Além da vista privilegiada, você tem a chance de visitar um dos ícones da Chapada, uma pedra que dá a sensação de que você está pendurado sobre o penhasco. Não é necessário guia.

Entrada: gratuita; sem horário pré-definido;
Como chegar: Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251 Chapada a Cuiabá), a 9Km do Centro;

Horto Florestal de Chapada dos Guimarães

Outro lugar para se visitar de bike ou de carro em Chapada dos Guimarães é o Horto, uma pequena reserva com mata nativa que possui duas nascentes, uma queda d’água, um bosque, um viveiro para produção de mudas e uma farmácia viva.

Visite e ganhe uma muda

Outro lugar que pode-se visitar de bike ou de carro em Chapada dos Guimarães, o viveiro produz mudas de vários tipos e espécies exóticas, nativas, ornamentais e frutíferas. Das frutíferas, podemos destacar: o caju, abacate, pitanga, goiaba, tamarindo entre outras. Há também mudas de  ipês, café, pau brasil, pata de vaca, jatobá, canela, cumbaru, imburana, acácia amarela (pingo de ouro), dentre outras.

As mudas podem ser distribuídas de forma gratuita, sendo possível levar até quatro plantas por pessoa. Em caso de assentamentos e chácaras, precisando de mais mudas, é necessário ir à prefeitura e pegar uma requisição, para então seguir até o horto e escolher as mudas que desejam levar. Outra ação, voltada para os projetos de assentamento é o desenvolvimento de enxertos: de caju – para produção de castanha e polpa – e também de abacate, uva e limão.

Entrada: Gratuita
Horário: Segunda a sexta, das 09h às 16h
Localização: Fica no bairro Koberstain, distância da praça central: 2km
Trajeto: Bike ou carro
Carrossel Horto Florestal

Horta Comunitária Santa Edwiges

A horta comunitária Santa Edwiges é outro lugar que se pode visitar de bike ou de carro em Chapada dos Guimarães , ela ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, no bairro São Sebastião, em Chapada. Criada em 1989, hoje conta com 17 famílias associadas, e é desse trabalho que obtém renda.
A qualidade das verduras e legumes da horta Santa Edwiges é conhecida na região. O movimento maior acontece durante o final de semana, quando quem vai passear na cidade leva os produtos colhidos na hora para suas casas.
Atualizar as técnicas de plantio e melhorar a produção de hortaliças são os principais objetivos da Associação de Horticultores Santa Edwiges, de Chapada dos Guimarães, ao firmar parceria com o Sindicato Rural do município.
A parceria consiste em o sindicato oferecer treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) voltados para a Cadeia produtiva de Olericultura atendendo as 17 famílias que fazem parte da Associação.
A produção da horta é agroecológica e especializada em folhagens como alface, couve e rúcula, na época das chuvas os agricultores também plantam beterraba e cenoura. “Vendemos apenas em Chapada. Temos clientes que vem de Cuiabá só para comprar nossas hortaliças”, diz orgulhosa uma das vendedoras.
Entrada: Gratuita
Horário: Segunda a sexta, das 09h às 17h
Localização: Ao lado da Escola Maria Luiza, distância da praça central: 3,5 km
Carrossel horta comunitária Santa Edwiges

Gostou do nosso artigo sobre: O que fazer em Chapada dos Guimarães sem Guia de Turismo?

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui