Caverna Kiogo Brado

7
1073
Caverna Kiogo Brado

Caverna Kiogo Brado em Chapada dos Guimarães

A Caverna Kiogo Brado foi aberta recentemente para visitação, em 2013, fica bem próxima da Lagoa Azul, cerca de 800m, é possível ir a pé de uma na outra. 

A Caverna Kiogo Brado também é rica em arenito o local passou por muitas transformações de acordo com as ações das chuvas, ventos e principalmente do homem, que infelizmente sempre busca explorar a natureza sem nenhum cuidado, claro, nem todos, mas os poucos que fazem isso causam grandes danos.

Por conta disso, quando se conversa com guias locais eles afirmam que a caverna pode ser fechada a qualquer momento, apesar de agora os próprios guias de turismo sejam responsáveis pelo cuidado dos locais por onte guiam os turistas.

Voltando a Caverna, o que podemos fazer é sugerir que você não perca tempo e agende agora mesmo o seu passeio à propriedade é particular, pertence a (Fazenda Água Fria) que reúne a Caverna Kiogo Brado, Caverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul. 

Sob o Sol característico da região, começamos a trilha que possui um trecho de mata fechada, com possibilidade de avistar várias espécies de passaros. Após passarmos pela Lagoa Azul metros depois já conseguimos avistar a caverna que mais lembra uma passagem ou fortaleza. 

A altura segundo o guia é de 30m de altura, mas sua extensão passa dos 270m, o visual mais lembra uma passagem secreta e nos desafia a encarar. A Caverna é um verdadeiro corredor acompanhada por um curso d’água em todo o seu interior. 

Caverna Kiogo Brado

O grande atrativo do lugar fica por conta de ser totalmente diferente das demais cavernas encontradas em Chapada. Ela é imponente. Alguns até dizem que ela lembra uma catedral… Nós particularmente não concordamos com isso hehe, mas fica a sugestão para você que visitar, comente abaixo se acha que parece 😉

A iluminação interna não é a das melhores, então fique à vontade para levar uma lanterna. 

Uma curiosidade sobre a caverna é o seu nome, que tem origem indígena, Kiogo Brado significa ninho dos pássaros.

Bom, vamos ficando por aqui, mas dentre todos os passeios que fizemos na Chapada esse é sem sombra de dúvidas um dos lugares mais interessantes. Não perca a oportunidade de fazer uma visita.

Quer saber mais sobre Chapada dos Guimarães? Clique aqui e conheça nosso Guia Completo Sobre Chapada dos Guimarães.

 Algumas Dicas de Viagem:​ 
  • Usar boné ou chapéu e protetor solar; 
  • Usar meias e calçados adequados para caminhadas (resistentes e confortáveis); 
  • É aconselhável levar água, repelente, lanche, embalagem para acondicionar seu lixo, roupa de banho, capa de chuva (principalmente de outubro a final de abril), binóculos, máquina fotográfica (baterias, filmes ou cartões de memória) e uma mochila para acondicionar os objetos acima;
  • Leve água, frutas ou outro alimento leve para aguentar o trajeto. 
Informações: 
  • Endereço: Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251 Chapada à Campo Verde/ Distância de 34km);
  • Valor da Entrada: Consultar agências de turismo ;
  • Horário de visita: Todos os dias das 8h às 13h, entrada somente com guia ou condutor.
Sugestão de leitura:
Passeio pelo Morro de São Jerônimo.
Circuito Águas do Cerrado.
6 Pontos turísticos para conhecer de bike ou de carro em Chapada dos Guimarães.
Passeio pela Cidade de PedraCasa de PedraOnde se hospedar em Chapada dos GuimarãesO que visitar a pé em Chapada dos GuimarãesCaverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul5 lugares incríveis para conhecer em Chapada dos GuimarãesCircuito das Cachoeiras em Chapada dos GuimarãesGuia Completo sobre Chapada dos Guimarães, Cidade de Pedras Chapada dos Guimarães

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui