Caverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul

9
437
caverna aroe jari
caverna aroe jari

Caverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul em Chapada dos Guimarães

Um dos passeios mais feitos e mais belos de toda região de Chapada é sem sombra de dúvida a visita a Caverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul.

Os visuais impressionam e nos enchem de felicidade ao descobrir e explorar o local, que fica a 46 km de Chapada dos Guimarães.  

A Caverna Aroe Jari é a maior caverna de arenito do Brasil, o tamanho dela chega a impressionar. 

Por falar em caverna aproveite para ler o artigo sobre a Casa de Pedra, clicando aqui.

São 1,5km de extensão com alguns trechos submersos e pinturas rupestres espalhadas pelas paredes. Com 10 metros de altura e 60 metros de extensão na sua entrada. 

Para chegar até a Caverna Aroe Jari percorremos 3,5 km de trilha que pode ser feita a pé ou de trator adaptado, durou cerca de 2 horas.

Durante o caminho podemos ter uma bela noção do cerrado e de mata ciliar. 

Ao contrário do que muitas pessoas acham, o Cerrado de Mato Grosso é encantador e apresenta uma rica diversidade de fauna e flora. 

O nome Aroe Jari vem do linguajar bororo, que já moraram naquela região, significa Morada das Almas. Inclusive há um salão dentro da caverna onde os indígenas faziam seus rituais fúnebres. 

Ao final da caverna encontramos uma gruta de arenito, mais conhecida como Gruta Lagoa Azul que é simplesmente encantadora. Porém, não é permitido mergulhar, então, prepare-se para fazer muitas fotos, e claro, gravar em sua mente.

A vista é inesquecível, águas cristalinas, um verdadeiro espelho. 

Necessário acompanhamento de Guia

Vale destacar que Caverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul ficam dentro de uma propriedade particular, como resultado, o acompanhamento de um guia é necessário. 

Ainda na gruta podemos perceber de forma bem curiosa uma espécie de “boca” que dá de entrar como se fosse um curto corredor sem saída, que possui um uma pedra que por conta de alguns pedaços que o tempo levou, formou-se uma semelhança com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. 

Aproveite o passeio para conhecer a caverna de Kiogo Brado, se quiser conhecer mais lugares para visitar em chapada, clicando aqui.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça nosso Guia Completo Sobre Chapada dos Guimarães.

Algumas Dicas de Viagem:​
 
  • Usar boné ou chapéu e protetor solar; 
  • Usar meias e calçados adequados para caminhadas (resistentes e confortáveis); 
  • É aconselhável levar água, repelente, lanche, embalagem para acondicionar seu lixo, roupa de banho, capa de chuva (principalmente de outubro a final de abril), binóculos, máquina fotográfica (baterias, filmes ou cartões de memória) e uma mochila para acondicionar os objetos acima;
  • Não esquecer do calçado fechado.
  • Leve água, frutas ou outro alimento leve para aguentar o trajeto. 
Informações:
  • Endereço: Acesso na rodovia (MT-251 Chapada sentido à Campo Verde) Km 41; 
  • Valor da Entrada: Consultar agências de turismo; 
  • Horário de visita: Todos os dias, entrada somente com guia ou condutor; 
  • Duração: Consultar agências de turismo. 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE ABAIXO:

Você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não é taxado e ainda ajuda o Viver Viajando a produzir mais artigos de qualidade! Então, Vamos fazer uma reserva?

Leia mais em nosso blog:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui